Skip to content

Guia global ensina a refrear corrupção no patrocínio esportivo

27/01/2015

3 julho 2014 às 10:00

Um Grupo de Trabalho internacional sobre o 10º Princípio contra a Corrupção do Pacto Global da ONU, do qual fazem parte o Instituto Ethos e a Petrobras, pelo Brasil, lançou um guia prático de como as empresas podem atuar com ética no patrocínio de grandes eventos esportivos.

O documento, de 52 páginas, aponta os riscos mais recorrentes e propõe uma metodologia para melhorar a transparência e a ética nos contratos e na prestação de contas de patrocínios ao esporte.

A principal recomendação do guia é tratar entidades desportivas com o mesmo rigor que deveria ser dispensado aos fornecedores de serviços comuns das empresas. Isso significa adotar e implementar medidas progressivas de compliance e due diligence, tais como avaliações de riscos, auditoria e programas anticorrupção para aprovação do patrocínio.

“Combatendo a corrupção no patrocínio esportivo e nas ações de hosp… está disponível em português para download no site do Pacto Global com a meta de contribuir com a prevenção da corrupção nesse tipo de ação de marketing.

Para enfrentar os riscos relacionados à corrupção, são propostas seis etapas: 1) Comprometimento com os princípios de conduta empresarial do Pacto Global da ONU; 2) Avaliação de riscos, oportunidades e impactos; 3) Definição de metas; 4) Implementação de estratégias; 5) Mensuração de impactos; 6) Comunicação do progresso às partes interessadas. A criação de canais de denúncias e a divulgação em site dos contratos de patrocínios são algumas ações propostas.

Com informações da ONU Brasil

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: