Skip to content

Deixe seu lixo longe das águas!

27/01/2015

16 julho 2014 às 11:30

Expedição encontra plásticos em 88% da superfície dos mares

Sabe aquela sacolinha que escapa da mão e é levada pelo vento? Ou a garrafinha de água vazia que esquecemos em um canto do ponto de ônibus? Ou ainda aquele brinquedo de plástico largado na calçada? Pois é. Todos esses materiais acabam, com muita facilidade, nos oceanos da Terra.

Como? Porque são arrastados pelas chuvas até os rios e levados por esses até o mar. Todo resíduo sólido posto nas ruas, se não recolhido, pode ter esse mesmo destino. Expedições marítimas têm coletado amostras e dados dessa poluição e a revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), dos Estados Unidos, destacou, recentemente, os resultados da jornada Malaspina, que coletou mais de 3 mil amostras de detritos plásticos nos mares ao redor do mundo.

O levantamento, iniciado em 2010, concluiu que a quantidade de lixo plástico nos oceanos vem diminuindo. Contudo, micropartículas desse material se espalharam e já podem ser detectados em 88% da superfície de águas salgadas no globo.

“As correntes oceânicas carregam objetos plásticos, que se partem em fragmentos menores, devido à radiação solar”, disse o diretor das pesquisas, Andrés Cozar, da Universidade de Cádiz, na Espanha.

“Estes pequenos pedaços de plástico, conhecidos como microplásticos, podem durar centenas de anos e foram detectados em 88% da superfície oceânica analisada durante a Expedição Malaspina 2010”, acrescentou.

Assim, muita atenção com o lixo em sua mão! Garanta que ele vá parar em uma lixeira adequada para ser encaminhado a um processo de reaproveitamento. Esse cuidado deve ser reforçado durante passeios de barcos e navios. Nada de despejar no mar aquilo que a natureza não consegue digerir. Combinado?

Confira a íntegra do estudo aqui (em inglês).

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: