Skip to content

MMA lança guia para obras sustentáveis

28/01/2015

23 julho 2014 às 10:00

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) elaborou uma cartilha com orientações sobre como fazer moradias sustentáveis que gerem economia e durabilidade. O objetivo é difundir práticas eficazes aos consumidores, permitindo aproveitar melhor tanto os recursos financeiros quanto os naturais.

A publicação “Construções e Reformas Particulares Sustentáveis” faz parte da série Cadernos de Consumo Sustentável, do MMA. Ela traz um mapa com opções para cada cômodo da casa e destaca as melhores disposições dos ambientes, portas, janelas e os tipos de telhados para garantir uma boa incidência de luz e ventilação natural.

Ela também ensina como fazer melhor uso do material de construção, optando por aqueles fabricados com menor impacto ambiental, evitando desperdícios.

A publicação lembra que a sustentabilidade está diretamente ligada aos “3 Rs”: reduzir, reutilizar e reciclar. Essas ações podem estar presentes em uma reforma ou construção nova.

De acordo com dados da cartilha, uma casa ou prédio sustentável gera uma economia de aproximadamente 30% em sua manutenção, gasta menos água e energia elétrica e tem uma vida útil e acessibilidade maiores. O uso de material reciclado em lugar de produtos novos também contribui para os ganhos finais.

Além disso, as moradias sustentáveis estão em alta no mercado imobiliário. Esses imóveis valem, em média, de 10% a 30% mais que os convencionais. Reformas que tornem imóveis antigos mais eficientes também se beneficiam dessa valorização extra.

Acesse o site do MMA para baixar a cartilha completa.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: