Skip to content

Objetivos do Milênio melhoraram a vida de milhões

28/01/2015

17 julho 2014 às 16:30

O relatório anual de avaliação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) divulgado este mês, em Nova Iorque, mostrou que as condições de vida de milhões de pessoas melhoraram graças aos esforços em nível global, regional, nacional e local para alcançar suas metas.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, observou que o mundo mudou drasticamente desde a adoção dos ODMs, acordados pelos líderes mundiais na cúpula da ONU, em 2000. “O desenvolvimento, a paz, a segurança e o estado de direito estão mais profundamente conectados do que nunca. A erradicação da pobreza extrema significa um imperativo ainda mais claro para a construção de sociedades estáveis”, acrescentou.

De acordo com o relatório, o mundo já atingiu algumas metas como a redução da pobreza, o aumento do acesso às fontes de água potável, a melhoria de vida dos moradores das favelas e a igualdade de frequência de meninos e meninas, no ensino primário.

“Os ODMs têm ajudado a unir, inspirar e transformar. A ação conjunta com os governos, a comunidade internacional civil e o setor privado pode fazer a diferença”, disse Ban, citando também os ótimos resultados obtidos na luta contra a malária e a tuberculose, bem como o acesso ao tratamento do vírus HIV.

O prazo final para cumprir os oito objetivos é 2015, e o secretário-geral da ONU pediu mais a intensificação dos esforços. “Nós sabemos que os resultados obtidos são desiguais entre os objetivos, entre e dentro das regiões e países, assim como entre grupos populacionais. Para os mais marginalizados e vulneráveis ​​da sociedade, a exclusão social e a discriminação ainda estão entre os maiores obstáculos para o progresso”, disse Ban Ki-moon, acrescentando que a menos que esses desequilíbrios sejam tratados por meio de intervenções mais ousadas e mais focadas, algumas metas não serão cumpridas, inclusive em áreas importantes, como o parto, a mortalidade materna, a educação universal e a sustentabilidade ambiental.

Mais informações no site da ONU.

Acesse o relatório com os dados brasileiros em: http://www.pnud.org.br/ODM.aspx

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: