Skip to content

Tóquio tem hortas urbanas nas estações de metrô

27/01/2015

9 junho 2014 às 9:00

As cidades parecem não ser o local ideal para a produção de alimentos, certo? Errado! Está se tornando cada vez mais forte o movimento pela agricultura urbana, em todo o mundo. Temos divulgado, periodicamente, iniciativas tanto no Brasil, como no exterior.

Dessa vez, destacamos o projeto Soradofarm que incentiva a criação de jardins e hortas nos telhados das estações de trem e metrô de Tóquio, no Japão. Ali, como nos demais lugares, são escolhidos pontos bem ensolarados, pois sem luz as plantas não se desenvolvem completamente.

A diferença, nesse caso, é que em vez de serem plantios comunitários, a companhia local de metrô e a Ekipara, empresa responsável pelo lazer e comércio dentro das estações, permitem que cada participante tenha a posse de um pedaço específico de terra.

Cada pessoa recebe três metros quadrados de área verde onde podem plantar vegetais de sua escolha, comestíveis ou flores, por exemplo. Cada “fazendeiro urbano” paga uma taxa simbólica anual e, em troca, conta com o apoio de especialistas e de todas as ferramentas necessárias para o manuseio da terra.

Para participar, não é necessário ter conhecimento em jardinagem ou agricultura. Além de contar com vegetais frescos, esta também é uma possibilidade de interação entre a comunidade e de ter uma atividade relaxante antes de ir para casa ou para o trabalho.

Essa moda bem que podia pegar por aqui, não?

Mais informações aqui. (em inglês)

Se souber japonês, confira o site do projeto em: http://www.soradofarm.com/

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: