Skip to content

Reutilizar água é uma boa opção

27/01/2015

26 maio 2014 às 11:00

Sugestão de Edison Urbano

Há muitas formas de reaproveitar a água utilizada em casa. Em tempos de estiagem como o Sul e Sudeste brasileiros estão atravessando, vale a pena avaliar a possibilidade de investir em pequenas obras para instalá-las.

Fizemos uma seleção de algumas opções que podem ser implantadas sem muita dificuldade, como a da ilustração acima, sugerida por Edison Urbano, integrante da Comunidade do Banco do Planeta, especializado em criar soluções de baixo custo para melhor uso dos recursos naturais.

O sistema imaginado por Edison permite eliminar o consumo de água limpa e potável para descargas e ainda gerar uma economia de cerca de 30% na conta no fim do mês.

Também é possível direcionar a água com que lavamos as mãos para a descarga. Essa solução requer uma pia no tamanho correto, ligada à caixa do vaso sanitário:

Você pode conferir o passo a passo dessa solução no vídeo a seguir:

Outra boa fonte de água a ser reutilizada é a máquina de lavar roupas. Basta direcionar o tubo da saída para um reservatório, como sugere Lucelhita Matos em sua página ou a Arid Solutions. Lucelhita lembra que, se possível, vale colocar o recipiente de destino em lugar alto. Assim, a força da máquina fará a água subir e ela poderá sair por outro lado com mais pressão pela simples ação da gravidade.

Já a Arid Solutions colocou uma torneira no fundo do reservatório, como mostra a foto abaixo, o que também resolve a questão.

Um sistema um pouco mais sofisticado, mas mais proveitoso ainda, é unir reutilização com captação de água de chuva, como mostra a ilustração abaixo, elaborada pela Econômica Projetos Sustentáveis:

A água de chuva passa por um filtro e é armazenada em uma caixa direcionada apenas para descargas e para a área de serviço. Dali, o líquido ainda serve para lavar o chão, no caso de água com sabão, ou irrigar o jardim, no caso da água do segundo enxágue.

Já o Colégio Sapiens, de Umuarama, PR, desenhou e implantou uma forma de captar a água gerada pelo sistema de ar-condicionado.

Todo ar-condicionado gera água ao resfriar o ambiente. Essa corre por uma tubulação específica a cada aparelho. O projeto do Sapiens direciona esses tubos para um mesmo local e, ali, armazena o precioso líquido em recipiente adequado e tampado.

Há outras boas ideias para quem quer fazer um uso mais eficaz da água. Pesquise, navegue e escolha a de sua preferência.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: