Skip to content

Países preparam novo acordo climático para julho de 2015

27/01/2015

9 julho 2014 às 10:00

Crédito imagens: IISD

Toda a vida na Terra depende da qualidade da mesma atmosfera. Se um país poluir o ar, os vizinhos sentirão. Ondas de gases poluentes podem chegar a outros continentes, além de afetarem a camada de ozônio, essencial para a proteção contra os raios ultravioleta.

Assim, os países membros da ONU, desde 1988, têm realizado Conferências Mundiais de Clima e incentivado entre si, medidas para reduzir a poluição causada por atividades humanas. Em 1997, um acordo climático mundial foi acertado sob o nome de Protocolo de Quioto, cidade do Japão que abrigou o encontro daquele ano.

Esse documento construiu regras para que os países que mais poluíssem começassem a compensar suas emissões, pagando às nações que tomassem medidas para reduzir a poluição. Esse pagamento só poderia ser feito para ações extras, que iam além da legislação ambiental de cada Estado e deveria ser acompanhado de mudanças que, gradativamente, reduzissem a poluição entre os pagadores também.

Nem todas as nações membros da ONU o assinaram. Mas todas que o fizeram abraçaram metas de redução de sua poluição atmosférica até 2012.  Naquele ano, o Protocolo foi prorrogado até 2020.

Para depois disso, ainda não existem regras definidas. Por isso, uma reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) realizada em junho passado na Alemanha, anunciou que uma nova proposta de acordo climático mundial será apresentada em 2015. Esse foi um avanço comemorado em todo o mundo e ,a gora, espera-se maior atenção para esse tema.

“Os chefes de governo precisam se envolver para fazer escolhas que os negociadores não conseguem”, comentou a Climate Action Network (CAN), rede que reúne diversas organizações da sociedade civil que acompanham as negociações climáticas, conforme reportagem do Instituto Carbono Brasil.

 

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: