Skip to content

Ipoema fomenta Projeto Águas do Cerrado

27/01/2015

11 julho 2014 às 11:00

O Distrito Federal é abastecido por duas principais fontes de água principais: as bacias do Lago Paranoá e do Rio São Bartolomeu. Ambas estão ameaçadas pela rápida urbanização e pela degradação dos córregos que alimentam seus reservatórios.

Para recuperá-las e fomentar o uso sustentável da água, o Instituto de Permacultura: Organização, Ecovilas e Meio Ambiente (IPOEMA) lançou o Projeto Águas do Cerrado – O Futuro em Nossas Mãos. Suas ações incluem restaurar áreas degradadas em torno dos cursos d’água, com plantio de espécies adequadas e a promover o uso racional dos recursos hídricos. O público alvo será, principalmente, escolas públicas e comunidades rurais que receberão informações e capacitações em tecnologias sociais de permacultura.

A permacultura consiste no planejamento e execução de ocupações humanas sustentáveis, isto é, com equilíbrio ambiental, ecológico e econômico. Para tanto, reúne práticas ancestrais a conhecimentos modernos das áreas, principalmente, de ciências agrárias, engenharias, arquitetura e ciências sociais, sempre  abordadas sob a ótica da ecologia.

A meta do projeto é consolidar a consciência ambiental, estimulando o protagonismo de jovens e gerando oportunidades de trabalho e renda com serviços socioambientais. Nesse processo, buca-se formar redes de relacionamento e trabalho, que promovam um modelo de governança compartilhada e de preservação dos recursos hídricos do Cerrado. Ao mesmo tempo, amplia-se a capacidade de debate sobre as políticas públicas ligadas às tecnologias sociais de melhorias na gestão social do uso da água na região.

O IPOEMA tem sede em Brasília, foi fundado em 2005 e tem como missão ampliar a efetiva participação da sociedade civil na construção do modelo de sustentabilidade proposto pela permacultura.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: