Skip to content

Cientistas de Harvard inventam plástico de casca de camarão

27/01/2015

11 junho 2014 às 22:30

O que fazer com tantos objetos plásticos que fabricamos e utilizamos em nosso dia a dia? Grande parte desse material é reciclável. Mesmo assim, uma parcela ainda pequena volta, de fato, ao ciclo produtivo. Isso acontece devido a inúmeras razões. Entre as principais, está a dificuldade de separar cada tipo de plástico e de encontrar novos usos que sejam economicamente viáveis.

O resultado disso é que vemos plásticos descartados e espalhados até nos lugares mais remotos do planeta, já que esse material tem a incrível capacidade de resistir ao sol, chuva e microrganismos, sem se degradar ou se degradando muito lentamente.

Para ajudar a solucionar esse desafio, uma equipe de pesquisadores do Instituto Wyss, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, desenvolveu um plástico cem por cento biodegradável. Isso, sem a necessidade de aditivos especiais, mas partindo de um material barato e abundante: as cascas dos camarões.

O componente utilizado nesse caso é a quitosana, que se encontra na maior parte de materiais orgânicos como cascas dos crustáceos, asas de borboletas e cutículas de insetos. O resultado é este abaixo:

O aspecto fica meio amassado, mas o material resiste para o transporte e uso, inclusive com líquidos. Depois de descartado, em contato com sol, luz e umidade, se desmancha em pouco tempo.

Uma condição muito valiosa para evitar cenários como este:

Mais informações no artigo da revista de Harvard, (em inglês).

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: