Skip to content

Abelhas silvestres garantem sobrevivência das florestas

27/01/2015

24 junho 2014 às 16:00

Pequenos seres alados, sem ferrões para se defenderem e tão miúdos que somem entre pétalas das menores flores. Assim são as abelhas nativas brasileiras, cada vez mais ameaçadas pela presença de agrotóxicos, fumaça, poluição e inseticidas.

O sumiço dessas pequeninas, contudo, pode gerar uma grande catástrofe na natureza. Pois delas dependem a polinização e a reprodução de uma infinidade de plantas nativas das matas do Brasil.

Assim, se tiver a sorte de encontrar uma colmeia das abelhinhas brasileiras, preserve-a. Elas não apresentarão perigo de ferroadas. Mesmo assim, não as incomode. Isso pode afetar a boa harmonia do trabalho que elas realizam. Além disso, algumas espécies soltam substâncias agressivas para a pele se forem manuseadas.

Se quiser aproveitar seu mel, que tem diversas propriedades benéficas para a saúde, solicite apoio de um especialista, acostumado a lidar com as nativas, sem alterar seu ciclo de produção.

A colocação de colônias dessas abelhas junto a áreas em reflorestamento é ideal e fortalece o crescimento das plantas. Essa é a tática usada com sucesso pela ONG Nordesta, responsável por reflorestamentos em torno do Rio São Francisco, em Minas Gerais e Bahia, com muito sucesso.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: