Skip to content

Trilhas em volta de São Paulo fazem esquecer stress urbano

26/01/2015

30 janeiro 2014 às 16:00

Buzinas, fumaça, multidões. Tudo isto pode ser deixado para trás em poucos minutos mesmo para quem está na maior metrópole brasileira. A cidade de São Paulo abriga entradas para grandes parques naturais, a alguns quilômetros de seu Centro, como para o Parque da Cantareira, Parque da Guarapiranga e o Parque da Serra do Mar, entre muitos outros.

Seguem algumas opções, de nível fácil, para crianças e pessoas com alguma limitação de mobilidade até uma mais avançada, para quem pode encarar subidas íngremes ou longas distâncias.

TRILHA DO SILÊNCIO – PARQUE ESTADUAL DO JARAGUÁ (FÁCIL)

A Noroeste de São Paulo, a 16 km do marco zero na Praça da Sé, esta é uma das mais fáceis. São 800 metros de trilha, ida e volta, e leve a um agradável riacho em meio à Mata Atlântica. Está adaptada para receber cadeirantes, idosos e deficientes visuais também.

http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-estadual-do-jaragua/

TRILHA DA VIDA –  PARQUE ECOLÓGICO DO GUARAPIRANGA (FÁCIL)

É mais um passeio, com acompanhamento de um monitor por apenas 65 metros. O atrativo qui é que se faz o percurso com olhos vendados e com pés descalços. Desta forma, se estimula o olfato, a audição e o tato.

O parque fica na Zona Sul, a 35 km da Praça da Sé e junto da represa de mesmo nome.http://trilhasdesaopaulo.sp.gov.br/trilhas/trilha-da-vida-no-parque…

TRILHA DO POÇÃO – PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR (MÉDIA)

Aqui já se alcança um pouco mais de emoção. São 3,5 quilômetros de percurso e em passo tranqüilo, toma mais ou menos quatro horas para ir e voltar. Passa-se por rios, corredeiras e cachoeiras, com direito a banhos refrescantes travessia de uma ponte suspensa em cabos de aço. Ela requer acompanhamento de monitores e parte de Caraguatatuba, que fica a 200 km de São Paulo e a descida até o litoral.

http://trilhasdesaopaulo.sp.gov.br/trilhas/trilha-do-pocao-no-pesm-…

MONUMENTOS HISTÓRICOS CAMINHOS DO MAR –  SERRA DO MAR (MÉDIO)

Há 42 km da Praça da Sé, envolve 16 quilômetros (ida e volta) na Estrada Velha de Santos, com monumentos históricos do século XIII,  como o Pouso de Paranapiacaba, o Rancho da Maioridade, que homenageia Dom Pedro II, a Calçada de Lorena, construída em 1792 e o Paredão do Lorena, um arco e um mosaico de azulejos que forma o retrato do governador Bernardo José Maria de Lorena, que mandou construir a Calçada.

As paisagens naturais da Mata Atlântica da Serra do Mar são deslumbrantes e, conforme o dia, também é possível  apreciar a Baixada Santista e até mesmo os navios próximos ao Porto de Santos. A trilha pode ser autoguiada e existem monitores em pontos estratégicos para orientar os visitantes.

TRILHA DA PEDRA GRANDE-  PARQUE ESTADUAL DA CANTAREIRA (MÉDIO)

Há 65 km de São Paulo, pela Rodovia D.Pedro I, esta trilha leva a uma área rochosa com 18 km2, tombada pela Condephaat em 1983. Sua formação data em 600 milhões de anos e oferece uma vista de tirar o fôlego, além da possibilidade de saltos de paraglider. São 9,6 quilômetros e meio à vegetação e animais, bem sinalizados e com uma subida um tanto puxada. Há monitores disponíveis para acompanhar, se preferir.

TRILHA DO CORISCO – PARQUE ESTADUAL SERRA DO MAR (DIFÍCIL)

Aqui o caminho é para os fortes São 20 km, com vários trechos difíceis pelo meio da mata.  Ela passa pelo marco da divisa dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, no morro do Cuscuzeiro, onde atinge 600 metros  de altitude e há a possibilidade de pernoite. O percurso leva, em média, nove horas para ser percorrida sempre com acompanhamento de monitor. Ela começa em Paraty, no bairro do Corisco, a 240 km de São Paulo, dentro do Parque Nacional Serra da Bocaina, e termina na casa da farinha no sertão da fazenda Picinguaba, no Núcleo Picinguaba do Parque Estadual Serra do Mar.

http://trilhasdesaopaulo.sp.gov.br/trilhas/trilha-do-corisco-no-pes…

Com informações do http://www.guiadasemana.com.br/

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: