Skip to content

Janela inteligente filtra luz para economizar energia

26/01/2015

22 janeiro 2014 às 16:00

O Lawrence Berkeley National Laboratory dos EUA desenvolveu um vidro com um sistema regulável que permite escolher que partículas de luz bloquear. É possível barrar apenas a faixa de infravermelhos ou a luz visível do sol. Se escolher a primeira opção, impede que o ambiente esquente, mesmo estando bem iluminado por raios solares.

Desta forma, pode-se reduzir e até dispensar o uso de ar condicionado, o que é uma boa economia para o bolso e para o planeta. A energia brasileira é gerada na maior parte pela força das águas, em hidrelétricas.

Isto é melhor que queimar carvão, por exemplo. Mesmo assim, se a demanda cresce é necessário ampliar as áreas inundadas, o que significa abrir mão de reservas naturais ou terras que poderiam ser habitadas ou cultivadas.

Assim, usar a eletricidade com consciência, sem desperdícios ou exageros, é sempre importante. Apostar em novas tecnologias, como este vidro também.

Neste caso, no entanto, ainda é preciso aguardar mais testes, pois o revestimento que permite a regulagem usa um elemento químico raro, o Índio (In 49). Ainda é preciso encontrar um bom substituto para ele, antes de atingir uma escala comercial para esta invenção.

Mais detalhes aqui.

(em inglês)

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: