Skip to content

Fraldas de pano: melhores para o planeta

26/01/2015

6 março 2014 às 9:30

fraldas

 

Bebês são encantadores, não são? É justamente para estas fofuras que precisamos cuidar cada vez melhor de nosso planeta. Pensando no futuro deles, tanto quanto na qualidade de vida atual, é que devemos definir nossas escolhas de consumo e descarte. Não podemos continuar a enterrar toneladas de materiais não biodegradáveis todos os meses, só porque é prático usá-los.

Por exemplo, as próprias fraldas descartáveis geram um problema ambiental que aumenta a cada ano. Elas misturam plástico, gel e colas, com as matérias orgânicas liberadas pelos pequenos e quando descartadas em aterros ou incineradas, de um jeito ou de outro, geram toxinas difíceis de administrar.

A única solução real é reduzir seu consumo e voltar às boas e velhas fraldas de pano. A Real Diaper Association – Associação da Fralda Real -, em tradução livre, da Califórnia, estimou que cada criança utiliza 3.800 fraldas descartáveis até se tornar capaz de usar o banheiro corretamente.

Um gasto de 1.000 dólares, pelo menos, e quase uma tonelada de resíduos, que não se decompõem. Por isso, a Associação faz uma forte campanha pelo retorno às fraldas de pano. Seus cálculos mostram que mesmo com o uso de recursos como água e energia para lavá-las e secá-las, elas são mais ecológicas e econômicas, já que podem ser utilizadas em torno de 100 vezes, pelo menos, e quando descartadas se decompõem facilmente, pois são  feitas de fios de algodão.

Essa opção geraria apenas 500 dólares na compra e manutenção de 24 boas fraldas, com seus forros e proteção externa, com vida útil de um a três anos. As versões em pano também trazem vantagens para o bem-estar do bebê, já que protegem mais sua delicada pele por permitir melhor transpiração dos poros. Basta que sejam trocadas em tempo apropriado.

Outra vantagem é que como serão lavadas, o xixi e o coco são descartados na descarga, corretamente, e não ficam embrulhados dentro do lixo, aumentando riscos para a saúde da família e pública. Isso porque, uma pesquisa de Real Diaper mostrou que menos de 1% das mães esvazia o conteúdo das fraldas descartáveis antes de jogá-las fora.

Com certeza, se os bebês pudessem entender o que estão semeando hoje para seu futuro, iriam pedir fralda de pano já!

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: