Skip to content

Exterior adota aplicativo brasileiro para identificar madeiras

26/01/2015

7 abril 2014 às 9:00

O Laboratório de Produtos Florestais (LPF) do Serviço Florestal Brasileiro desenvolveu uma plataforma capaz de identificar espécies de madeiras brasileiras, e seu trabalho se tornou referência para a Organização dos Países do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Hoje, a ferramenta possui informações sobre 160 madeiras comerciais brasileiras e serve para evitar o comércio ilegal de espécies em extinção.

A OTCA planeja desenvolver uma chave interativa nos mesmos moldes, contemplando espécies dos oitos países que compõem o tratado. Para criar a nova versão, pesquisadores estão coletando amostras dos troncos, na própria floresta, priorizando os tipos mais ameaçados.

O sistema que está sendo desenvolvido será ainda mais completo do que a versão brasileira, abrangendo informações genéticas e imagens de flores, frutos, cascas e da árvore em pé. A plataforma digital também será adaptada para ser usada em tablets e smartphones.

Desta forma, agentes de órgãos ambientais, policiais, peritos ou mesmo pesquisadores poderão consultar os dados para identificar mais facilmente uma tora, seja no pátio de uma serraria, na caçamba de um caminhão ou, ainda, uma amostra recebida para pesquisa. A previsão é que a chave interativa esteja pronta no segundo semestre para ser apresentada pela OTCA aos seus membros.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: