Skip to content

Consumidor brasileiro pode fornecer energia à rede

26/01/2015

9 janeiro 2014 às 10:30

Há um ano, a resolução 482 da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétricapermite que residências gerem sua própria energia elétrica e forneçam o que usar à rede coletiva, ganhando com isso créditos para utilizar em sua conta.

A geração particular tem que ser por alguma forma renovável e o excedente retorna em créditos para o consumidor de origem. Desde que esta possibilidade foi regulamentada no Brasil, já foram instalados 131 sistemas de micro e minigeração, ligados às distribuidoras em todo o país, conforme o mapa acima.

“O número é positivo, mas poderia ser muito maior”, afirmou Ricardo Baitelo, da campanha de Clima e Energia do Greenpeace Brasil. A alternativa mais utilizada está sendo a solar, através de painéis fotovoltaicos, alcançando 60% dos 131 pontos.

Uma pesquisa da Market Analysis em conjunto com o Greenpeace mostrou que o conhecimento sobre a resolução é pequeno e que 90% da população entrevistada gostaria de saber mais e contar com financiamentos de baixos juros para instalar sua microgeração.

“Vimos que os brasileiros possuem interesse nas energias renováveis e nos sistemas de pequeno porte de geração de energia. Sabendo disso, o governo precisa criar condições mais favoráveis para que essa vontade seja colocada em prática”, disse Baitelo. “O Brasil ainda precisa trabalhar a questão do ICMS que encarece a microgeração e acaba sendo um empecilho para a disseminação dessa tecnologia, também precisa criar linhas de crédito específicas para a aquisição de painéis solares.”

O Greenpeace publicou uma cartilha com um passo a passo para quem deseja montar um sistema fotovoltaico. Acesse aqui:

http://issuu.com/greenpeacebrasil/docs/cartilha_solar_web/

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: