Skip to content

Bosques comestíveis podem combater a fome nas cidades

26/01/2015

3 março 2014 às 9:30

Agropolis: já ouviu falar? Pois é uma forte proposta para um futuro mais seguro e confortável nas cidades. Em vez de serem núcleos tomados de cimento ou jardins meramente decorativos, as metrópoles ganhariam bosques comestíveis, em todos os seus bairros, fornecendo alimentos mais frescos e baratos aos seus moradores.

A inspiração vem da permacultura, uma forma inteligente de gerar culturas permanentes, que respeitam as características de cada local e fazem com que um recurso e uma ação fortaleça todo o sistema de vida no ambiente, como nos bosques naturais.

O grande exemplo desta transformação foi gerado por Geoff Lawton, que criou um oásis verde em plena região desértica do Jordão. O esforço contou com muitos voluntários e quando revisitado, seis anos depois, ainda estava vigoroso, graças ao sistema de retenção de água de chuva por sulcos no solo implantado por seus criadores.

Seattle, nos Estados Unidos, é outro local que está demonstrando a força desta ideia. A cidade está provando que é possível criar bosques comestíveis em larga escala, e estes espaços se autonutrem e progridem, mesmo sem cuidados intensivos de mãos humanas. Só em Beacon Hill, sete hectares foram ocupados com inúmeras espécies de alimentos, todos disponíveis gratuitamente para consumo da vizinhança.

Plantio no quintal de Geoff Lawton

Calgary, no Canadá, também já abriga iniciativas neste campo. Após ver o vídeo de Geoff Lawton, Rob Avis converteu seu quintal em um espaço de produção de alimentos para a família e amigos.

“Estamos rodeados de terra que pode, potencialmente, fazer crescer alimentos bons e saudáveis”, afirma Avis, observando que isto evita o transporte em longas distâncias do que se coloca no prato.[LBS1]

Saiba mais em artigo do Eco Portal.Net


Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: