Skip to content

“Bondes da horta” transformam favelas do Rio

26/01/2015

17 março 2014 às 9:00

Foto Terra Tributa – Betrand Lemeunier

Aproveitar totalmente frutas e legumes, fazer compostagem, plantar e colher seu próprio alimento são algumas ações dos “bondes da horta”, em favelas do Rio do Janeiro, que aproveitam cantos, beiradas e becos para transformá-los em jardins comestíveis e aumentar a segurança alimentar e a qualidade de vida de seus moradores.

Bonde é a gíria carioca quando um grupo se junta para fazer uma ação. Na comunidade da Babilônia, no Leme, por exemplo, a paraibana Regina Schelly contou ao portal G1 que já fez 40 canteiros em pequenos espaços. Ela influenciou a amiga Elizebeth Silva a começar a cultivar em caixas de isopor em um cantinho do quintal.

Na Chapéu Mangueira, no mesmo bairro, também há muitos outros adeptos do movimento. João Batista cultiva sua horta, com vista privilegiada para o mar. O maracujá recebe todo o sol bem ali de frente para a praia junto a 50 variedades de hortaliças que ocupam sua laje. Já aposentado, João passa de quatro a seis horas cuidando de seus cultivos.

Batista aprendeu como cultivar nos cursos do Projeto Rio Sustentável, promovido pela prefeitura em conjunto com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável – Cebeds. Ali, recebeu materiais e ferramentas para a prática da horticultura urbana.

Regina também fez os cursos nas UPPs, Unidades Pacificadoras, e lançou a iniciativa Favela Orgânica, onde serve pratos requintados, como o salpicão de melancia com ervas, que foi servido inclusive para o ator Harrison Ford, quando este visitou o Brasil.

O entusiasmo e o prazer em lidar com as plantas estão na base de tudo. A compostagem – processo de reunir restos de vegetais úmidos e secos, na proporção ideal para sua decomposição, fornece adubo constante para nutrir a terra utilizada nos plantios, sem necessidade de aditivos químicos.

Confira mais em:

Terra Tributa

http://favelaorganica.com/

Portal G1

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: