Skip to content

Viagem diferente

25/01/2015

8 janeiro 2013 às 9:00

Voluntária em programa internacional no Malawi, África

Pensando em tirar férias? Que tal aproveitá-las para uma experiência única, onde poderá não apenas conhecer outras realidades, mas fazer uma diferença por onde passar?  Um número cada vez maior de brasileiras e brasileiros embarca para destinos pouco comuns e ali arregaçam as mangas como voluntários. Este movimento ganhou o nome de “voluntarismo” e já conta com vários sites que publicam oportunidades para quem ir, assim como para quem quer vir. Isto porque o Brasil envia voluntários ao exterior, mas também recebe estrangeiros que chegam a nossas terras para ajudar regiões carentes.

“Eu desenvolvi mais senso de comunidade e também aprendi que podemos viver bem com pouco”, conta Carolina Maiochi, à Adriana Glachini da Agência de Notícias Anhanguera. Carolina foi para o Malawi na África, no final de sua faculdade. Ali, permaneceu seis meses coordenando como voluntária um programa de combate à transmissão do vírus HIV em uma área rural. Antes de assumir o posto, ela contou com um treinamento de seis meses no Caribe para se capacitar para a função. “Onde atuei, as pessoas não tinha água encanada, nem banheiro nas casas ou TV. Mas eram alegres”,  lembra a instrutora de ensino.

Já a universitária Luana Fricks passou três meses como voluntária no Nepal, trabalhando na lavoura com combate a pragas e ajudando crianças de um orfanato. Ela revezava dias na Capital e em uma vila no interior do país. Enquanto isto, seu namorado estava na África do Sul e uma irmã, Nayara, se prepara para ser voluntária no Marrocos.

“Este mercado está começando a aquecer no Brasil, mas já é bem comum na Europa, estudantes usarem as férias e as folgas para construir casas, ensinar esportes e ajudar comunidades carentes”, comenta Vera Cleto, representante da Experimento, uma instituição que auxilia quem deseja passar por esta experiência.

Saiba mais em:

Partnership Volunteers – www.partnershipvolunteers.org

Go Differently – www.godifferently.com/voluntourism.asp

I to I – www.i-to-i.com

Creative corners – www.creative-corners.com

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: