Skip to content

Tabatinga, AM, realiza a I Semana do Bebê Indígena

25/01/2015

10 junho 2013 às 9:30

Quadro de mãe Tikuna e seu bebê

Os Ticuna, maior grupo indígena do Brasil, realizam até esta sexta dia 14 de junho, em Tabatinga, no Alto solimões, AM, a I Semana do Bebê Indígena. Seus caciques buscaram apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, do governo local e de outros atores nacionais para levar até seus territórios, palestras, campanhas de vacinação, oficinas para profissionais de saúde, mutirão de registro civil de nascimento, além de atividades culturais.

Segundo dados do Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição dos Povos Indígenas – FUNASA/2009 – a taxa de mortalidade infantil da população indígena é duas vezes maior do que da população em geral.

Na região Norte, 41% das crianças indígenas menores de 5 anos sofrem de desnutrição crônica, enquanto a média nacional é de 7%. Oito entre 10 crianças indígenas de 6 a 11 meses de idade sofrem de anemia e 35% das gestantes são anêmicas.

A Semana do Bebê teve início em Canela, RS, onde é realizada anualmente há 13 anos. Reconhecendo essa boa prática, o Unicef sistematizou essa metodologia e está ajudando a promovê-la em centenas de municípios brasileiros. Ela já ultrapassou a fronteira do Brasil, chegando aos países como Portugal, Argentina e Uruguai.

Leia mais em http://www.amazonasnoticias.com.br/

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: