Skip to content

Serviços ecossistêmicos começam a ser valorizados no Brasil

25/01/2015

26 outubro 2012 às 10:00

Uma pesquisa do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) divulgada este mês mostrou que as grandes empresas brasileiras estão começando a dar uma real importância aos serviços ecossistêmicos. Isto é, serviços ‘prestados’ gratuitamente pela Natureza, como filtragem, evaporação e renovação das águas; regulação do clima pelas florestas; fornecimento de alimentos, medicamentos, essências, fibras, entre outros.

O relatório, intitulado “Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (SEs): a experiência das empresas brasileiras”, foi lançado durante a Conferência sobre Biodiversidade (COP11) , na Índia, e fez o levantamento de dados de 22 grandes empresas de dez diferentes setores da economia – energia, serviços, mineração, papel e celulose, óleo e gás, holding multissetorial, agrícola, química, equipamentos e cosméticos (figura acima).

Segundo o documento, o que leva as empresas a incorporarem os SEs aos seus sistemas de gestão são as oportunidades para os negócios, a dependência dos negócios em relação aos SE, a melhoria da imagem e a redução de riscos. Das companhias que participaram da pesquisa, 47% afirmam ter realizado em 2012 a valoração dos SEs, um crescimento de 15% em relação ao ano anterior.

Mais informação no site do Instituto Carbono Brasil

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: