Skip to content

Projeto muda realidade de crianças afegãs através do skate

25/01/2015

14 janeiro 2013 às 8:30

Crianças e adolescentes de áreas pobres e marginalizadas do Afeganistão estão ganhando mais esperança e conhecimentos através da prática do skate. O projeto, batizado de Skatistan, foi iniciado na capital Cabul em 2007, pelo skatista australiano Oliver Percovich, inspirado por outras iniciativas similares no mundo.

Para prática deste esporte, as crianças frequentam aulas de educação, que visam sanar deficiências em sua formação. Além disto, aprendem a conviver pacificamente, respeitar regras e confiar uns nos outros, mesmo se têm diferenças culturais e religiosas marcantes.

A interação cultural promovida pelo Skatistan melhora a tolerância e reforça a autoestima de seus participantes, meninos e meninas de 5 a 18 anos. Hoje, eles são 400, sendo 40% do sexo feminino.

A vinda de meninas para as aulas foi difícil, pois a tradição afegã proíbe garotas de realizarem atividades com meninos após os 12 anos. Para contornar o problema, a equipe do Skateistan construiu uma pista de skate em ambiente fechado e fornece aulas exclusivas para o sexo feminino. Assistentes sociais vão até as famílias e discutem como é importante para as garotas se divertirem, praticarem um esporte e terem acesso a educação.

O projeto já está também no Paquistão e no Cambodja e foi destaque da UNICEF neste mês de janeiro. Mais emhttp://skateistan.org/ .

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: