Skip to content

Prédio em SC alcança etiqueta A em certificação energética da Inmetro

25/01/2015

25 fevereiro 2013 às 12:53

O Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Inmetro, concedeu as Etiquetas Nacionais de Conservação de Energia (ENCE) com classificação A de eficiência para o prédio de Manutenção de Campos Novos da Eletrosul,em Santa Catarina.

O edifício de dois andares com 545m2 contou com um trabalho de consultoria externa para projetar a excelência em conceitos de eficiência energética, de conservação de energia e de sustentabilidade.

Entre suas características, destacam-se: o emprego de luminárias eficientes e o uso de aparelhos condicionadores de ar, tipo split inverter, etiquetados com nível A pelo PBE; a adequação da arquitetura do prédio, buscando o aproveitamento de luz natural, levando-se em conta a posição geográfica, estratégias de sombreamento, uso de blocos de concreto celular autoclavado, janelas com vidros duplos e telhas especiais, favorecendo o ambiente a sua volta.

Além destas estratégias, foi projetada e construída uma ”Torre Sustentável”, com três reservatórios: de água potável, de água da chuva (10.000l) e de água quente, cujo aquecimento é feito através de coletores solares. Os efluentes são tratados pelo uso de fossas sépticas e filtragem por tanque de zona de raízes, wetland (zona úmida de vegetação que captura e difere os elementos orgânicos), devolvendo ao meio ambiente águas não poluentes.

Os detalhes técnicos definidos pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem podem ser conferidos emhttp://www.inmetro.gov.br/qualidade/eficiencia.asp

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: