Skip to content

Plástico continua sendo grande vilão nos oceanos

25/01/2015

14 março 2013 às 10:00

Museu na Suíça exibe coleção de plásticos recuperados em praias de todo o mundo

Plástico é um material nobre, flexível, resistente à agua e que pode ser reciclado várias e várias vezes. Suas qualidades, contudo, o transformam em ameaça ambiental quando descartado de forma irresponsável. Os oceanos que o digam. Diariamente, nossos mares recebem milhares de objetos plásticos despejados pelos rios ou tragados das praias de todo o globo.

É tanto material carregado pelas marés que no Oceano Pacífico formou-se uma ilha de plástico, maior que o Estado de Minas Gerais. Este amontoado foi descoberto em 1997, pelo navegador Charles Moore e batizado de “vórtice de lixo do Pacífico”. Até hoje o mundo estuda o que fazer com ele. Outros similares têm sido encontrados nos oceanos, com proporções menores.

O chamado “vórtice de lixo do Pacífico” teve suas dimensões estipuladas em 2500 km de diâmetro, com mais de 30 metros de profundidade pela Expedição Kaisei – http://www.projectkaisei.org

Enquanto isto, a qualidade das águas é afetada por substâncias desprendidas dos plásticos submersos e os animais, sobretudo, são impactados por confundir os objetos intrusos com alimentos.

Este cenário tirou o sono de Christian Brandle, diretor do Museu für Gestaltung em Zurique na Suíça, após ler o livro do capitão Charles Moore. Ele montou a exposição: “Out to Sea? The Plastic Garbage Project”  (“Ir ao mar? O Projeto Lixo Plástico”, em tradução livre), com uma enorme coleção de plásticos recuperados em praias de todo o mundo.

Segundo Brandle, estima-se hoje que há 46.000 pedaços de lixo plástico flutuando em cada milha quadrada de oceano. Sua instalação central, na foto acima, mostra o quanto destes materiais é liberado no mar a cada 15 segundos, incluindo objetos da indústria de pesca e do cotidiano, como escovas de dentes, pentes e garrafas.

Por isto, vamos lá! Muita atenção com seus objetos e sacolinhas plásticas. Guarde-os sempre com cuidado, quando em embarcações; traga seu lixo de volta da praia e encaminhe os plásticos para um destino correto. Com atenção aos nossos pequenos atos é que melhoraremos a vida de todos no planeta.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: