Skip to content

Plantas purificam os solos

25/01/2015

24 setembro 2012 às 11:00

Gilcéa Alvarenga, publicou em sua página uma interessante experiência. Como mostra a foto publicada por ela (acima), a vegetação não é só importante por fazer fotossíntese, melhorar a qualidade do ar e resfriar o clima. Mas também, porque purifica a água que corre por um solo.

As plantas com suas raízes capturam nutrientes e até poluentes que sejam derramados em uma terra. A umidade e a água seguem, então, limpas, para se juntar a córregos, riachos, rios ou reservas subterrâneas.

Isto é demonstrado pelo primeiro galão que, ao ser aguado, devolve o excedente limpo e cristalino. Já o segundo, onde há apenas vegetação em decomposição, este processo muda e o líquido que retorna ao ambiente tem coloração amarelada, por conter nutrientes e partículas de terra.

Este efeito fica ainda mais forte quando a água corre por terra pura, sem vegetação alguma. Aí o resultado é água barrenta. Como bem alertou Gilcéa: “Quanto menos vegetação em nosso meio ambiente mais enlameada e suja serão as águas de nossos rios.”

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: