Skip to content

Painéis prometem limpar o ar a sua volta

25/01/2015

3 setembro 2012 às 19:48

Pintar murais nas paredes dos edifícios ajuda a deixar as cidades mais interessantes e belas. Quebra a monotonia do cinza do concreto ou marrom dos tijolos. Coloca a Arte ao alcance de todos. Só estas razões já são suficientes para estimular esta prática. Mas o artista italiano Andreco quis ir além. Ele buscou para pintar sua “Árvore Filosofal” (foto) em Bologna uma tinta especial, que promete neutralizar o óxido de nitrogênio (NOx) a sua volta, um dos poluentes prejudiciais à saúde humana e abundante devido a queima de combustíveis fósseis.

O processo acontece graças a uma fina camada de dióxido de titânio (TiO2) presente na tinta. Esta camada é fotocatalisadora, isto é, reage em contato com a luz do sol e transforma o NOx que entra em contato com sua superfície em nitratos, água e uma quantidade ínfima de CO2. Os nitratos são lavados com a chuva e todo o processo pode recomeçar, já que o TiO2 não é consumido no processo. Ele apenas o desencadeia.

Esta tecnologia também converte o óxido sulfúrico (SO3), outro gás perigoso para a vida na Terra. Os fabricantes desta tinta alegam que a redução do NOx é significativa e um deles explica como tudo funciona no gráfico abaixo:

Um estudo realizado pelo governo britânico, contudo, não conseguiu obter resultados conclusivos sobre esta promessa e recomenda mais análises. Confira-o aqui e tire suas conclusões.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: