Skip to content

Óleo usado precisa de destino certo

25/01/2015

10 janeiro 2013 às 8:30

Depois de fazer aquelas batatas fritas deliciosas, para onde vai o óleo usado? Muita gente costuma jogá-lo na pia e colocar água quente e detergente por cima, para evitar entupimentos. Solução boa não é? De jeito algum! Desta forma, o óleo corre pelos canos e vai parar nos córregos e rios, poluindo litros de água e dificultando o seu tratamento para fornecimento às cidades. Além deste problema, esta prática também é um desperdício de um  rico material que pode ser reaproveitado de diversas maneiras.

Óleo vegetal usado pode ser filtrado e utilizado na fabricação de sabão, ração animal e, quando reunido em maior quantidade, até em biodiesel. Existem muitos programas que fazem este reaproveitamento, como  citado no post anterior, o Inclusão Produtiva do Ministério de Desenvolvimento Social, que ensina famílias carentes a fabricar e comercializar sabão a partir deste material.

Procure um ponto de coleta em sua cidade e entregue o seu óleo usado, bem acondicionado em recipientes fechados, como potes de vidro ou garrafas pet. Paróquias e supermercados costumam prestar este serviço. Se não encontrar, pergunte à prefeitura ou aproveite para organizar um local de entrega e divulgá-lo para vizinhos, colegas de trabalho e os demais moradores de seu município. Peça apoio de quem gera muito descarte de óleo, como restaurantes, lanchonetes e barracas de pastel. Se todos se engajarem, o óleo usado passa de problema para solução.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: