Skip to content

Nova técnica pode facilitar preservação das florestas

25/01/2015

18 abril 2012 às 12:33

Há algum tempo, criou-se uma forma de remunerar os desmatamentos evitados, já que o corte de árvores aumenta os gases de efeito estufa na atmosfera. Este mecanismo foi batizado de REDDs (Reducing Emissions from Deforestation and Forest Degradation in Developing Countries) e ganhou um programa próprio nas Nações Unidas, em 2008: http://www.un-redd.org/.

Contudo, florestas de pé fornecem muito outros benefícios à vida na Terra. Por isto, especialistas propõem remunerar também o ‘serviço de transpiração’ que elas prestam. Pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, em parceria com instituições brasileiras, demonstraram que as matas contribuem para o resfriamento de uma região ao liberarem vapor de água no ambiente, um tipo de “suor planetário”. “É preciso uma grande energia para converter água em vapor e esse processo resfria o solo e a superfície das folhas da mesma maneira como o suor resfria a nossa pele”, explicou Evan DeLucia, coautor da pesquisa.

Este benefício já é bastante conhecido. A dificuldade estava em quantificá-lo para poder remunerar os esforços de preservação. A equipe mista de brasileiros e norte-americanos propôs um modelo para este cálculo, mesclando os vários fatores envolvidos e ainda o expandiu para outros tipos de vegetação: gramíneas, tundra, savana e de culturas agrícolas; como a soja e a cana de açúcar.

“Pensa-se que as plantações como o milho apenas contribuem para as mudanças climáticas, mas se levarmos em conta sua capacidade de refletir o calor e sua alta taxa de transpiração de vapor de água, o efeito final é o resfriamento local”, disse DeLucia. Esperamos que nossa proposta facilite a construção de políticas de uso da terra que protejam o clima”, resumiu Kristina Anderson-Teixeira, outra participante do estudo.

Mais no Instituto Carbono Brasil: http://www.institutocarbonobrasil.org.br/

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: