Skip to content

Muros comestíveis: quer um?

25/01/2015

20 agosto 2012 às 8:00

Pensando em simplificar a produção e distribuição de verduras frescas, o norte-americano Stephen Ritz passou a se dedicar a cultivar “muros comestíveis” em pleno Bronx, um distrito de Nova Iorque. Mais do que produzir alimentos orgânicos, de boa qualidade, Ritz desejava dar ocupação e renda para jovens da escola pública do bairro, onde lecionava. Grande parte dos estudantes tinha passagem pela polícia, histórias de conflitos familiares e dificuldades financeiras para sobreviver.

Para motivá-los, Ritz criou o projeto The Green Bronx Machine, que começou com um jardim em sala de aula. No cultivo, ele uniu os cuidados às plantas com tecnologia, empregando luzes que estimulam o crescimento. A produção deu tão certo que passou a suprir a cantina da escola e também as casas dos alunos participantes, muitos dos quais dependiam de cupons da assistência social para se alimentarem. Com a novidade de perceber sua capacidade de produzir algo bom, os jovens passaram a ficar mais tempo na escola e a se dedicar mais ao estudo também. A aprovação dos estudantes das classes envolvidas com o projeto, que antes repetiam de ano com frequência, atingiu mais de 90%.

O projeto se expandiu quando Ritz viu George Irwin, fundador da Green Living Technologies, instalando um muro de tomates no Harlem. Irwin foi convidado a ensinar os estudantes do Bronx como fazer estes muros comestíveis. O interesse das classes foi tanto, que Irwin decidiu contratar aqueles jovens para seu trabalho de espalhar jardins comestíveis pelas cidades.

A iniciativa continuou de vento em popa no Bronx, onde já cultiva o equivalente a seis acres. Agora, seu criador já mira mais expansão, com a compostagem do lixo orgânico do bairro – processo que transforma restos de alimentos em adubo e tratamentos naturais da água utilizada nas residências. Gostou da ideia? Mãos à obra!

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: