Skip to content

Movimento quer transporte grátis no dia 22 de setembro

25/01/2015

7 setembro 2012 às 8:00

Para mostrar a qualidade do ar e a calma que existe sem o trânsito intenso nas cidades, foi criado o Dia Mundial Sem Carro, em 1967, por sugestão do monge budista Thich Nhat Hanh. A data é comemorada anualmente em 22 de setembro e, este ano, 33 organizações de São Paulo se reuniram para pedir à prefeitura que forneça transporte coletivo gratuitamente nesta data.

As entidades redigiram e assinaram um ofício solicitando o acesso a ônibus, metrô, trens e trólebus grátis, nesta data tão simbólica. Segundo elas, isto permitirá ao cidadão uma experiência fundamental de valorização da mobilidade inclusiva, democrática e de menor impacto ambiental. Além disto, esta medida atende à Política Nacional de Mobilidade Urbana (estabelecida pela Lei 12.587/2012), sancionada no início do ano, que prioriza o transporte público coletivo e não motorizado.

O documento foi entregue à Prefeitura de São Paulo e à Secretaria Municipal de Transportes, no dia 22 de agosto, um mês antes do Dia Mundial Sem Carro. Esta é uma excelente iniciativa e caso seja aprovada pode conquistar mais adeptos ao não uso de carros.

Além da capital paulista, documento semelhante também foi protocolado em cidades vizinhas da região do ABC. Já receberam o ofício as prefeituras de Diadema, Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires e Mauá, que será o próximo a ser notificado da solicitação.

Será que teremos um Dia Mundial sem Carro marcante este ano? O que você acha? Quem está disposto a deixar o carro na garagem este dia?

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: