Skip to content

Micro-lixo, grandes problemas

25/01/2015

21 agosto 2012 às 8:30

Sabe aquele papel de bala que escapa das mãos? Ou uma tampinha, ponta de cigarro, saquinho de biscoito que, sem nem mesmo perceber, vão parar no chão? Pode parecer que não fazem diferença alguma na paisagem, não é mesmo? Pois podem causar muitos problemas! O chamado ‘micro-lixo’ se não é muito notado por nossos olhos, não passa despercebido pelos animais. Atraídos por aromas, formatos ou cores muitos bichos engolem estes pequenos detritos e sofrem com intoxicação e asfixia, até a morte.

Além dos animais, estes descartes podem se acumular e colocar em risco a qualidade de águas e também o funcionamento de motores e sistemas de filtragem. Como são feitos de materiais que não se degradam, sua presença dura anos onde quer que sejam largados.

Então, toda atenção é pouca com o micro-lixo! Se você é fumante, procure um dispositivo  apropriado para suas bitucas ou leve consigo um pequeno recipiente onde possa guardá-las até poder fazer um descarte correto. Coloque um pouquinho de água no fundo do pote para tornar mais seguro neutralizar a ponta do cigarro. Cuidado também com materiais artificiais que se esfarelam e se espalham com facilidade, como isopor, por exemplo. Ele é uma resina plástica expandida e dura séculos na natureza. Suas bolinhas são confundidas com facilidade com alimento por pequenos animais.

Fique de olho atento e coloque o lixo no lixo, seja ele de que tamanho for.

Confira aqui o trabalho minucioso da SOS Trilhas para livrar caminhos praias selvagens desta ameaça.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: