Skip to content

Limpeza urbana também depende de você!

25/01/2015

27 agosto 2012 às 14:45

Estamos terminando o mês de agosto e, hoje, dia 27 é o Dia Nacional da Limpeza Urbana. Parece óbvio que todos gostem de ambientes sem sujeira, não é mesmo? Apesar disto, há muita coisa jogada pelas ruas das cidades brasileiras. Por isto esta data foi criada. Para inspirar cuidados e atenção com o ambiente por onde circulamos.

As equipes de garis não dão conta de todo tipo de detrito que é jogado nas ruas diariamente. Por mais que limpem e varram, pontas de cigarro, chicletes, papéis, plásticos e uma série de outras coisas reaparecem nas calçadas, pontos de ônibus e sarjetas.

Há quem se desculpe por jogar lixo no chão, dizendo que é para “criar emprego” para mais varredores. Faz sentido? E se uma chuva inesperada acontecer e levar a sujeira para os bueiros, entupindo-os e causando enchentes? As árvores, o vento e a poeira cotidiana já dão trabalho bastante para esta turma sem ‘ajuda extra’, não é mesmo?

A limpeza urbana é um serviço interminável e qualquer mãozinha é bem-vinda. Pensando nisto, surgiu no final dos anos 90, o movimento Zeladoria do Planeta, no Japão. Até hoje, ele reúne voluntários em mutirões pelas cidades, recolhendo todo tipo de lixo. Inclusive o micro que, se passa despercebido aos nosso olhos, não deixa de causar danos à saúde de todos.

Confira as ações desta turma animada em: http://www.zpb.org.br/. Outro exemplo inspirador é o Limpa Brasil, que organiza dias coletivos de limpeza no Brasil todo. Quer se juntar a eles? Acesse: http://www.limpabrasil.com/

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: