Skip to content

Lester Brown aposta em mudanças ágeis

25/01/2015

1 novembro 2012 às 9:00

Lester Brown, fundador do Worldwatch Institute e do Earth Policy Institute, autor e co-autor de mais de 50 livros sobre os desafios globais, vê a crise ambiental em um ponto agudo atualmente.

Mas está otimista. Ele acredita que as nações trocarão sua matriz energética, isto é, as fontes de sua energia, a tempo de impedir um colapso mundial.

Para o especialista, as energias eólica, geotérmica e solar se tornam mais acessíveis e nós seremos surpreendidos pela rapidez da mudança no processos de produção atuais, ainda baseados na maior parte em fontes poluidoras como o carvão e os combustíveis fósseis.

Para Lester, estamos em um ponto crucial em relação às questões climáticas. Os Estados Unidos, por exemplo, enfrentaram em 2012, a pior seca das últimas duas décadas. A sua produção de milho foi fortemente impactada. Isto se refletiu em alta de preços não só para esta lavoura mas também para a soja e o trigo.

A pressão climática sobre os alimentos é a maior preocupação deste ambientalista em relação ao futuro. Tanto que ela é o tema de seu mais recente livro: “Full Planet. Empty Plates: The New Geopolitics of Food Scarcity” (“Planeta cheio. Pratos vazios. A nova geopolítica da escassez dos alimentos” – em tradução livre).

Esta ameaça, contudo, acelerará as respostas necessa´rias, em sua visão.“As prioridades de investimentos, em todo o mundo, hoje estão com as energias limpas”, afirma.

Veja a entrevista completa aqui.

http://envolverde.com.br/sociedade/energia-sociedade/lester-brown-aposta-em-mudancas-ageis/

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: