Lester Brown aposta em mudanças ágeis
Lester Brown, fundador do Worldwatch Institute e do Earth Policy Institute, autor e co-autor de mais de 50 livros sobre os desafios globais, vê a crise ambiental em um ponto agudo atualmente.
Mas está otimista. Ele acredita que as nações trocarão sua matriz energética, isto é, as fontes de sua energia, a tempo de impedir um colapso mundial.
Para o especialista, as energias eólica, geotérmica e solar se tornam mais acessíveis e nós seremos surpreendidos pela rapidez da mudança no processos de produção atuais, ainda baseados na maior parte em fontes poluidoras como o carvão e os combustíveis fósseis.
Para Lester, estamos em um ponto crucial em relação às questões climáticas. Os Estados Unidos, por exemplo, enfrentaram em 2012, a pior seca das últimas duas décadas. A sua produção de milho foi fortemente impactada. Isto se refletiu em alta de preços não só para esta lavoura mas também para a soja e o trigo.
A pressão climática sobre os alimentos é a maior preocupação deste ambientalista em relação ao futuro. Tanto que ela é o tema de seu mais recente livro: “Full Planet. Empty Plates: The New Geopolitics of Food Scarcity” (“Planeta cheio. Pratos vazios. A nova geopolítica da escassez dos alimentos” – em tradução livre).
Esta ameaça, contudo, acelerará as respostas necessa´rias, em sua visão.“As prioridades de investimentos, em todo o mundo, hoje estão com as energias limpas”, afirma.
Veja a entrevista completa aqui.
http://envolverde.com.br/sociedade/energia-sociedade/lester-brown-aposta-em-mudancas-ageis/