Skip to content

Jovens mobilizam-se por um Brasil melhor até a Copa

25/01/2015

6 junho 2013 às 16:30

Quem chega ao Rio de Janeiro não demora a ouvir o jargão: “Imagina na Copa‘… dito por alguém insatisfeito com filas, trânsito, obras e tantos outros desafios de uma grande cidade. É verdade que os preparativos e todo o público de grandes eventos internacionais, como a Copa de Futebol e as Olimpíadas, acrescentam mais stress na rotina de uma metrópole.

Mas estas ocasiões também geram muita alegria e estímulos para intercâmbios, tanto culturais quanto tecnológicos. As adaptações necessárias para os eventos renovam estruturas, tornando-as mais seguras e confortáveis e ainda criam milhares de empregos, fortalecendo a economia local.

É possível tirar bom proveito destas oportunidades e imaginar não mais problemas, mas sim um Brasil mais dinâmico, eficiente e preparado para cuidar bem tanto de quem vive nele, como de quem o visita.

Inspirados por esta visão, quatro jovens deixaram seus empregos para lançar o projeto “Imagina na Copa”, como uma força-tarefa para promover uma virada para o Brasil até 2014. “Nós acreditamos que o Brasil pode sair campeão dessa Copa. E isso vai além do futebol. É a hora de a gente aproveitar esse momento para mudar nosso país pra melhor”, declaram seus idealizadores, Fernanda Cabral, Mariana Campanatti, Mariana Ribeiro e Tiago Pereira.

A iniciativa, que já conta com diversos apoiadores, consiste em garimpar e divulgar uma história por semana, de gente jovem que esteja transformando o país para o bem. Serão 75 casos inspiradores no total. Além disto, o quarteto realizará oficinas pelas cidades sede de jogos da Copa, com oficinas presenciais para grupos de 20 – 25, onde, unindo teoria e prática, auxiliarão os participantes a entender o tipo de atuação que querem ter e como se organizar para iniciar seus próprios projetos.

Os criadores do movimento acreditam que há muita gente desejando fazer sua parte para melhorar a vida das pessoas e o país. Segundo a pesquisa “O Sonho Brasileiro”, conduzida pela Box 1824, 74% dos jovens brasileiros afirmam “se sentir na obrigação de fazer algo pelo coletivo no seu dia a dia” e
79% concordam em “utilizar parte do seu tempo para ajudar a sociedade”, exemplificam.

“Essa virada começa com uma mudança de atitude. Vai da própria inversão de sentido da frase “imagina na Copa” até a virada da nossa própria atitude em relação ao país. Vamos focar menos em ‘a culpa de quem?‘ e mais em ‘a responsa é minha também!’, concluem.

Conheça as história coletadas até o momento e onde acontecerão as próximas oficinas em:http://imaginanacopa.com.br/

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: