Skip to content

Jovem constrói carro elétrico mais barato do mundo

25/01/2015

29 agosto 2012 às 8:30

Nilanga Senevirathne, do Sri Lanka, inspirou-se durante a faculdade Coventry, no Reino Unido, a aliar a melhor tecnologia com a simplicidade para fabricar um carro elétrico-turbo acessível a todos. Ele voltou ao seu país e, aos 26 anos, desenhou e produziu um protótipo do Elca – Eletric Car, usando 60% de materiais disponíveis no mercado local.

O resultado é um carro versátil, capaz de rodar até 100km, com velocidade média entre 60 a 80km/h, após uma carga completa de oito horas, ideal para o ambiente urbano.

O veículo, com quatro lugares, roda sem emitir ruído algum  e enfrenta bem ladeiras, graças a dois turbos eólicos. Seu valor final fica em torno de U$ 4.571,00 e foram gastos U$ 22.853 para desenvolvê-lo. O projeto obteve apoio da Fundação Nacional da Ciência.

O modelo não possui motor, mas sim 240 quilos de baterias. Nilanga trabalha agora para desenvolver outras mais leves, que somarão 90 quilos no total. Dezoito países estão interessados em adquirir sua invenção e ele iniciou entendimentos com uma fábrica do estado industrial de Kalutara para sua produção em larga escala. O Elca pode estar nas ruas em 2013.

Resta saber, agora, se haverá energia elétrica suficiente para suprir estes novos automóveis, caso suas vendas atinjam a proporção esperada. Lembrando ainda que, em grande número de países, é utilizada a queima de carvão para produção de eletricidade, o que emite gases poluentes assim como os motores a combustíveis fósseis atuais. Opções como usar energia dos ventos, das marés e solar para a produção de eletricidade estão sendo aprimoradas para fazer frente a uma demanda crescente. É o futuro batendo à nossa porta!

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: