Skip to content

Jardins verticais geram benefícios para as cidades

25/01/2015

25 julho 2013 às 18:30

A disputa por espaço nas cidades muitas vezes sacrifica os jardins para vagas de automóveis, por exemplo, ou outro fim. Contudo, perder verde é perder qualidade de vida. Uma forma de contornar esta questão é aproveitar as paredes expostas ao sol. Basta instalar nelas, estruturas que possam abrigar jardins suspensos.

A presença de plantas melhora a temperatura e a qualidade do ar ao redor, além de servir de barreira natural para ruídos e poluentes. O resultado fica ainda melhor se forem escolhidas espécies que combinam entre si e formam um bonito conjunto ao crescer. A beleza criada valoriza o imóvel e a vizinhança.

Alguns cuidados são necessários para que as plantas ‘vinguem’ e fiquem fortes e sadias, longe do solo. Como explica o município de Sant Vincent de Raspeig, na Espanha, que abriga o maior jardim vertical daquele país (foto).

São admiráveis 340 m2 de estrutura metálica, com substratos onde se fixam várias espécies. O conjunto possui um sistema de irrigação para aguá-las e carregar fertilizantes para alimentá-las, na medida da necessidade.

A parede pertence à Biblioteca Infantil do município e serve para fortalecer a Educação Ambiental das crianças. Devido a sua altura, a municipalidade ainda investiu em uma plataforma para sua manutenção. Jardins requerem cuidados constantes, mas retribuem ampliando o bem-estar e a biodiversidade local. A ideia pode render ainda mais se utilizar plantas comestíveis. Experimente!

Aprenda mais sobre esta iniciativa em: http://www.raspeig.es/uploads/ficheros/portales/documentos/201305/d…

Outros exemplos:

Anthropologies Green Wall, EUA

Museu Quai Branly – Paris

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: