Skip to content

Investimento social privado no país cresce acima da inflação

25/01/2015

12 abril 2013 às 11:30

Quanto as empresas investem, voluntariamente, em iniciativas sociais? Esta pergunta é respondida a cada dois anos pelo Censo do Gife – Grupo de Instituições, Fundações e Empresas, uma rede sem fins lucrativos que reúne organizações de origem empresarial, familiar, independente e comunitária, que investem em projetos com finalidade pública – o chamado investimento social privado.

A pesquisa em sua edição de 2011-2012 considerou uma amostra composta por 100 organizações, sendo 13 empresas e 87 institutos ou fundações, todos associados do Gife. Ela apontou que o investimento do setor cresce ligeiramente acima da inflação. “O lado bom é que o investimento não cai, mas temos o desafio de aumentar o volume de recursos, que se mantém estável em relação ao PIB”, comentou André Degenszjn, secretário geral adjunto do Grupo.

O levantamento acontece por eixos e será concluído em junho. O de meio ambiente mostrou que a educação ambiental fica com a maior parte dos recursos – 79%, a exemplo do que ocorre no Censo geral, que aponta um aporte de cerca de 80% dos recursos em educação. Do total investido, 34% foram destinados a outras organizações, principalmente Organizações Não Governamentais (ONGs), contra 27% no Censo geral.

“Em meio ambiente, a execução direta é menor, mas o percentual ainda é baixo quando comparado ao de outros países, como os Estados Unidos. Isso indica que os associados do Gife são, em sua maioria, operadores de projetos, embora na área de meio ambiente o tema de parcerias seja mais relevante”, analisa Degenszjn, reconhecendo que o perfil das ONGs da área ambiental talvez influencie nisso. “De fato, há organizações bem antigas, sólidas e consistentes atuando em meio ambiente”, completa.

A iniciativa foi patrocinada pelo Banco Bradesco para produção das versões online e impressa e contou com a parceria técnica do Instituto Paulo Montenegro e do Ibope Conectaí, responsável pelo sistema de coleta de dados.

Confira o trabalho.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: