Skip to content

Grandes cidades podem ser verdes

25/01/2015

22 junho 2012 às 8:00

I

lustração de cidade ecológica projetada na China – Tianjin

O chefe da Iniciativa de Economia Verde do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Pavan Sukhdev, no Brasil para participar da Rio +20, defendeu que os grandes centros urbanos não precisam ser sinônimos de desgaste dos recursos naturais e de poluição.

Em debate com Ricardo Young, conselheiro do Instituto Ethos, durante a Conferência anual desta instituição, Sukhdev afirmou: “Boa parte das possibilidades de mudança nos centros urbanos está nas construções, que devem ser verdes e interagir melhor com o meio ambiente. Outra parte está no transporte e na infraestrutura. As cidades devem ser planejadas para oferecer mais acessos, ser inteligentes e oferecer soluções simples como aproximar os lugares onde você compra, trabalha e estuda. Devem ainda oferecer oportunidades para todos. A tecnologia está aí para contribuir com isso”.

Ricardo Young observou que isto seria mais simples para novas cidades, que seriam construídas de forma mais responsável e eficiente. Mas o que fazer com as já existentes, que cresceram de forma não planejada? Sukhdev sugere a criação de mais espaços verdes dentro das metrópoles e a sua volta também. “Criar ecossistemas e aumentar a capacidade de as pessoas se divertirem e entrarem em contato com a natureza é essencial. Um exemplo é Singapura, onde telhados foram aproveitados para implantar áreas verdes, o que reduziu o calor e contribuiu para o bem-estar da população. A solução está nas pequenas coisas que podem ser feitas para diminuir o impacto ambiental,” completou Pavan.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: