Skip to content

Grafeno revolucionará produção industrial

25/01/2015

6 agosto 2013 às 11:00

Imagine um material mais forte que o diamante e cem vezes melhor condutor elétrico que o silício. Pois pensou no grafeno, uma variante do carbono (como o grafite e o próprio diamante). Este elemento foi isolado a temperatura ambiente pelos russos Andre Geim e Konstantin Novoselov (na foto, à esquerda e à direita respectivamente), que ganharam por isto o Prêmio Nobel de Física em 2010.

Desde então, os testes com o grafeno preparam o caminho para sua utilização pelas mais variadas indústrias.

Adicionado a outros compostos, como matéria-prima principal ou como componente de novos processos de laboratório e produção, este material possibilitará, entre inúmeras outras coisas: fabricar filtros que separarão o sal da água duas ou três vezes mais rápido que as dessalinizadoras atuais, assim como obter combustíveis para que os aviões alcancem maiores velocidades, otimizando o funcionamento do motor e reduzindo seu consumo e a poluição emitida.

“O grafeno já é utilizado para fabricar eletrodos de baterias, telas táteis, células fotovoltaicas, dispositivos de eletrônica digital e analógica de alta frequência, e compostos avançados para a indústria aeronáutica ou para a alta competição de vela”, assinalou, à Agência EFE, Jesus de la Fuente, diretor-executivo da Graphenea, uma das principais produtoras mundiais de grafeno laminado.

La Fuente não hesita em afirmar: o grafeno mudará nossa vida cotidiana. “O grafeno abriu uma nova categoria de materiais bidimensionais. Tenho certeza que terá um papel relevante no futuro, mas é possível que suas melhores aplicações ainda não tenham sido descobertas”, acrescenta.

Veja a íntegra de sua entrevista aqui.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: