Skip to content

Fusão a frio pode revolucionar matriz energética

25/01/2015

10 julho 2013 às 16:00

O italiano Andrea Rossi desenvolveu um processo de energia nuclear limpa que pode revolucionar toda a produção mundial. Sem gerar resíduos radioativos, seu aparelho batizado de ECAT – Catalisador Energético, libera uma alta carga de energia ao fundir células de hidrogênio e níquel.

A fusão acontece a frio, por um fenômeno químico nuclear, observado e testado no final dos anos 80 por Martin Fleischmann da Universidade de Southampton e Stanley Pons da Universidade de Utah, ambas nos Estados Unidos. Rossi ficou fascinado pelos experimentos dos dois cientistas e, desde então, investiu para torná-los viáveis em larga escala.

O governo da Suécia decidiu investir em sua utilização e financiará uma usina de 1MW em seu território, até o final deste ano. A usina ECAT de 1 MW é estruturada em pequenos módulos, com reatores de 20cmx20cmx1cm. Estes pequenos aparelhos são agrupados 3 a 3 e instalados em um container com 106 peças no total.

Toda a estrutura é de fácil transporte e instalação e pode ser ampliada em unidades de 1MW combinadas entre si. O uso planejado inicial é para o aquecimento e outra instalação experimental será colocada na Inglaterra. Unidades residenciais de 1KW também estarão disponíveis em breve.

Saiba mais em: http://ecat.com/

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: