Skip to content

Folha de bananeira é substituto ecológico de plásticos

25/01/2015

17 maio 2012 às 8:30

Envolver alimentos em filmes ou sacos plásticos se tornou um hábito muito comum. O plástico é impermeável e não deixa o alimento murchar ou moscas o atacarem. Contudo, geram um lixo difícil de ser reaproveitado. O baixo custo deste material também facilita um uso excessivo e, muitas vezes, descuidado. É comum vermos sacolinhas e pedaços de plásticos soltos ao vento. Muitos acabam parando na boca de algum animal, ou mesmo se enroscando em pescoço de aves, por exemplo.

Por isto, alguns países estão retornando a hábitos tradicionais, como embalar alimentos em folhas de bananeiras. Maya Stella, gerente de um restaurante na capital da República dos Camarões, por exemplo, embrulha os alimentos que vende, com a folha e até as utiliza na hora de servir.

Este uso, era tradicional naquele país, para cobrir o “corn-fufu” (comida típica à base de farinha de milho) e até o purê de batata doce. A textura deslizante das folhas impede que a comida fique grudada e ainda dá um sabor específico à comida. Os alimentos têm realmente um bom sabor quando envolvidos em folha de bananeira”, garantiu a professora Agatha Tanya, nutricionista da Universidade de Yaoundé 1.

Entretanto, nos últimos anos o plástico havia substituído essas folhas, deixando o corn-fufu, meio insosso. Porém, o motivo imediato pelo qual a gerente Stella voltou a “tradicionais embalagens” foi um alerta de que usar plástico para cobrir alimentos era perigoso para a saúde humana.

O alerta foi dado por Maurice Dikonta, um conferencista e pesquisador químico da Universidade de Yaundé 1, que há 15 anos estuda plásticos e polímeros. Dikonta explica que os plastificantes mais comuns, usados para a fabricação de objetos macios ou flexíveis, evaporam e penetram nos alimentos quando entram em contato com o calor. Sua ingestão trás vários riscos, pois são tóxicos.

O médico Henry Besong, da Hope Clinic em Yaoundé, explicou que a substância química tóxica encontrada no plástico é o bisfenol A (BPA). “O BPA imita o estrógeno feminino, e pode causar câncer de mama e baixa produção de esperma nos homens”, afirmou Besong.

Mais informações no site da Envolverde.com.br.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: