Skip to content

Experiência de energia por ondas avança no Ceará

25/01/2015

27 dezembro 2013 às 16:30

O Brasil integra o seleto grupo de países que estão testando como as ondas do mar podem produzir eletricidade, de forma constante e a custos viáveis. A UFRJ instalou em 2012, de forma experimental, a primeira usina da América Latina movida pela força das ondas (foto) no Porto de Pecém, no litoral cearense, com apoio do governo daquele Estado.

A instalação utilizará ao todo uma verba de R$ 18 milhões, em quatro anos, e conta com recursos também do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica. As pesquisas podem colocar o país à frente de uma tecnologia limpa, capaz de abastecer complexos industriais e cidades ao longo dos 8 mil quilômetros de costa.

“Essa instalação é a ponta de um iceberg, o início de um processo complexo de incorporar a força do oceano na matriz energética mundial”, explicou o diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe-UFRJ, Segen Estefen ao portal O Globo.

Além das ondas, o mar oferece a possibilidade de geração de energia impulsionada pela movimentação de correntes marinhas, variação entre as temperaturas mínimas e máximas da água e até pelo teor de salinidade. Segundo o especialista, o Brasil tem condições de explorar todas essas fontes.

“Hoje, entendemos que não basta ter ondas grandes. Elas atuam em somente 20% do ano. Já (aqui no Brasil) as nossas (ondas) batem de forma constante em mais do que 70% do ano,” comentou Estefen.

O potencial energético das ondas no Brasil é estimado em 87 gigawatts. Testes da Coppe indicam que é possível converter cerca de 20% desse potencial em energia elétrica, o que equivale a cerca de 17 % da capacidade total instalada no país.

Saiba mais aqui.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: