Skip to content

Expedições anuais à Antártica buscam entender mudanças climáticas

25/01/2015

25 junho 2013 às 8:54

O Instituto Antártico Chileno, INACH seleciona anualmente propostas de estudos e investigações com foco no Polo Sul e organiza expedições para sua execução, com recursos próprios e de parceiros. Nos últimos anos, intensificou-se o monitoramento e busca das causas e efeitos das mudanças climáticas em curso.

Nas Expedições Científicas Antárticas (ECAs) são realizadas diversas atividades em campo, em projetos que se integram ao Programa Nacional de Ciência Antártica (Procien) daquele país. A XLIX ECA aconteceu de 1 de novembro de 2012 a 26 de março de 2013. As pesquisas utilizam bases em terra e também no mar, com embarcações chilenas.

Nesta temporada mais recente, se concretizaram 55 atividades científicas. Destas, 41 com fontes de financiamento chilenas e 14 de caráter internacional. No total, estiveram no continente gelado através desta iniciativa, 262 pessoas, sendo 116 pesquisadores chilenos e 53 estrangeiros, além do pessoal de apoio.

Os resultados dos estudos têm ajudado na compreensão das formas de vida naquele ambiente e dos efeitos da poluição atmosférica e também de resíduos sólidos que chegam até a região. Quem os divulga é a revista científica Science, e seu último balanço mostrou que, entre 1992 e 2011, as geleiras da Antártica derreteram 71 bilhões de toneladas de gelo.

Já no extremo Norte, as geleiras da Groenlândia perderam, em média, 152 bilhões de toneladas de gelo por ano, no mesmo período. A estimativa mais recente é que, no total, as geleiras contribuíram com o aumento de 11,1 milímetros no nível do mar desde 1992. Juntas, as geleiras dos polos Norte e Sul estão perdendo três vezes mais gelo hoje do que na década de 1990.

Quem quiser integrar estes estudos pode consultar os fundos disponíveis em: http://www.inach.cl/proyectos/

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: