Skip to content

EUA usará sal para armazenar calor do sol

25/01/2015

20 julho 2012 às 9:30

A partir de 2014, o Estado de nevada nos Estados Unidos passará a produzir energia a partir do aquecimento solar de sal. O sistema está sendo montado em um terreno de 177,6 mil m² no deserto próximo à cidade de Tonopah.

Ele consiste em uma torre de concreto com 169 m de altura capaz de suportar um receptor de aproximadamente 30 m de altura em seu topo. Esse equipamento captará a luz solar refletida por milhares de helióstatos posicionados em volta da torre. A estrutura que os suporta movimenta sua parte refletora tanto vertical quanto horizontalmente, para um correto direcionamento.

Os feixes de luz captados pelo receptor aquecem, então, uma grande quantidade de sal acumulada no alto da torre. Esse sal aquece a água e gera vapor que move as turbinas e produz energia. Isso permite que a usina funcione também durante a noite, pois o sal tem uma eficiência térmica de 98%, segundo a Tonopah Solar Energy, responsável pelo projeto, podendo reter o calor por várias horas.

Depois de passar pelas turbinas, o vapor volta ao estado líquido, podendo ser reaquecido. O sal que foi utilizado para aquecer a água, passa por um processo de resfriamento e fica no aguardo para ser novamente aquecido pelo calor da torre.

A previsão é que toda a obra custe aproximadamente US$ 900 milhões. Atualmente, cerca de 600 pessoas trabalham na construção. A usina deve gerar 110 MW de capacidade instalada.

Saiba mais no site do Dasol.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: