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Energia solar fotovoltaica pode viabilizar carros elétricos

25/01/2015

29 julho 2013 às 10:03

eletrosul

Eletroposto experimental, abastecido pelo sol, em Santa Catarina

Como seriam as cidades, se os carros, ônibus e caminhões fossem silenciosos e não emitissem fumaça ou poluentes? Já imaginou? Pois podemos estar perto desta evolução com a aliança de carros elétricos com a geração de energia solar fotovoltaica.

O motor movido à eletricidade para automóveis é uma invenção antiga. Há 100 anos, havia mais carros elétricos do que a combustível fóssil. Mas as tendências de mercado acabaram por inibir a versão menos poluente. Agora, devido à crise climática, as atenções se voltam para a energia limpa.

O dilema estava em como alimentar de eletricidade uma frota de mais de 30 milhões de automóveis? Estudos do professor Ricardo Rüther, da Universidade Federal de Santa Catarina, apontam como solução a energia fotovoltaica, obtida a partir de painéis solares.

Sua equipe comprovou que um carro tipo flex, movido a álcool, pode percorrer mais de 43 mil kilômetros por hectare de cana de açúcar plantado por ano. Esta mesma área se recoberta com painéis fotovoltaicos gerariam energia suficiente para este mesmo carro rodar 9,37 milhões de quilômetros – 234 vezes mais que o rendimento com o etanol.

A conversão da energia do sol em eletricidade avançou bastante. Os painéis são fabricados com elementos abundantes: alumínio, vidro e silício e tem uma durabilidade longa. A transformação da energia requer apenas um inversor, também de custo acessível hoje em dia.

Assim, cobrindo o teto de uma garagem, por exemplo, com os painéis, fotovoltaicos se obteria energia suficiente para carregar seu próprio carro. Ou ainda, poderiam ser construídos ‘eletropostos’ como este da foto acima, criado de forma experimental pela Eletrosul, em Florianópolis, SC, para o abastecimento das baterias dos carros, enquanto seus donos comem ou descansam.

Sistemas fotovoltaicos, mais motores elétricos, podem ser montados de forma descentralizada, o que economiza fios e também o transporte custoso de combustíveis líquidos. A economia e vantagem se multiplicam no tempo. Os detalhes técnicos dos estudos estão em:
http://enec.ufsc.br/wp-content/uploads/2012/11/II-ENEC-Ricardo-Ruth…

garagem_solar

Exemplo de cobertura solar, que protege e abastece os carros elétricos.

A conversão dos carros para eletricidade ainda precisa ser regulamentada, mas já existem carros 100% elétricos no país, em projeto de Itaipu e de particulares também. Com a ajuda do Clube do Carro Elétrico e de financiamento próprio, o engenheiro Elifas Gurgel do Amaral transformou um Gol 1.0 movido a gasolina. Para recarregá-lo, basta ligar o cabo de alimentação a uma tomada comum. A conversão foi vistoriada e aprovada pelo Detran local e as informações foram divulgadas pelo Conselho Regional de Engenharia do Rio Grande do Sul: http://www.crea-rs.org.br/site/arquivo/revistas/ed69.pdf

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