Skip to content

Ecoboat trabalha por uma Baía da Guanabara limpa

25/01/2015

17 julho 2013 às 13:00

Lixo boiando nas águas. Quem é que já não viu esta cena? Diariamente, chuvas, ventos e embarcações levam para os cursos d’água artigos, objetos e detritos fabricados por mãos humanas, grande parte deles com materiais que não se degradam sozinhos.

A paisagem fica feia, animais e plantas ficam sob risco e a purificação natural das águas fica mais difícil. Mas, da mesma forma que as atividades humanas criam este tipo de problema, elas têm a capacidade de resolvê-lo.

Assim o fizeram os idealizadores do projeto Ecoboat/Renove, responsável pela limpeza de lugares emblemáticos, como a Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro. Por meio de embarcações adaptadas, sua equipe recolhe os resíduos sólidos flutuantes também em lagoas, canais, represas, rios e outros corpos hídricos ‘in-shore’ – isto é, não em mar aberto.

Antes do trabalho, um mapeamento da área a ser limpa dá base ao planejamento de rota e da quantidade e tipo de material que será coletado. Os barcos navegam com grandes ‘bocas’ abertas por onde a água passa e deixa os resíduos retidos em grades finas (foto acima).

Estas grades redirecionam o lixo para o container da embarcação e estes são levados para ecopontos, de onde partirão para um destino final adequado, conforme as normas ambientais existentes, seja este a reciclagem ou aterros apropriados.

Enquanto este trabalho é feito, uma campanha busca despertar a atenção da população do entorno para que não deixe lixo espalhado e nem o coloque nas ruas fora do horário de coleta. Uma atitude responsável e cuidadosa de todos, somada o trabalho de limpeza, pode trazer de volta a qualidade ambiental que existia no passado nas águas brasileiras.

Confira mais em: http://www.ecoboatambiental.com.br/o-projeto/

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: