Skip to content

Dois anos em cima de uma árvore, para salvá-la do corte

25/01/2015

22 outubro 2013 às 17:10

Subir em árvores, brincadeira tão comum, hoje é quase um ato raro para crianças presas cada vez mais em cadeiras, bancos e sofás. Mas a jovem Julia Butterfly Hill fez história com esta sua habilidade. Ela não só subiu como permaneceu 738 dias (isto mesmo, pouco mais de dois anos) em cima de uma milenar sequóia, que ela apelidou de “Luna”, para imperdir que fosse sacrificada por uma madereira, na Califórnia, EUA.

Sua atitude salvou não apenas a árvore escolhida como outras ao seu redor, em documento oficial de compromisso assinado pelos responsáveis pela empresa. Na batalha que abraçou, Julia contou com uma pequena plataforma de cerca de 3 metros quadrados fixada a 50 metros de altura, coberta por uma lona impermeável para protegê-la dos ventos, do sol e do frio.

Ela comia graças ao apoio de uma pequena equipe que fornecia alimentos por meio de cordas e baldes. Por alguns períodos, os operários da empresa impediam que recebesse esta ajuda e ela passava fome, até que a equipe conseguisse furar o bloqueio. Ela tinha com ela também um fogareiro, uma bolsa hermética para fazer suas necessidades e uma esponja com a qual tomava banho com a água da chuva.

Além disso, pequenos painéis solares permitiam que carregasse seu celular e se mantivesse em contato com o mundo, não só dando entrevistas para chamar a atenção da comunidade internacional, como se mantendo a par das negociações.

Sua proeza, realizada na década de 90, ficou registrada como um dos maiores exemplos de resistência civil pacífica e a tornou uma ambientalista renomada até os dias de hoje. Sua história está contada no livro: “O Legado de Luna”. Vale a pena conferi-la. Como diz Julia: “Nós todos temos mais poder do que o que imaginamos!”.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: