Skip to content

Detalhes fazem uma grande diferença

25/01/2015

19 novembro 2012 às 18:30

Slogan em suporte de papel toalha, da Essenz

É comum escutarmos que os detalhes não contam. Até mesmo em fóruns sobre Sustentabilidade, com grandes planos de como acomodar bem os 7 bilhões de humanos na Terra, vemos muitas vezes o descuido com gestos mais ecoeficientes. A maior parte dos eventos acontece em local sem iluminação natural, com ar-condicionado em grau muito forte, fazendo todos passarem frio, mesmo em um dia bem quente e com desperdícios como o uso de garrafinhas plásticas, em vez de jarras de água e a distribuição farta de folders e papéis, que poucos leem.

À primeira vista, dispor destes itens parece mais importante do que o desgaste ambiental provocado para sua fabricação e distribuição. Contudo, na escala em que são praticados, em todo o mundo, demandam uma mudança. Precisamos encontrar formas de unir o discurso à prática. Ou corremos o risco de ter discussões de nível elevado, onde a pressão sobre os recursos naturais fica bem clara e muitas soluções engenhosas são pensadas, mas de concreto, nada muda.

Os participantes saem todos felizes com os planos traçados, mas pegam carros e ônibus de alto consumo de combustível fóssil e comem em grandes buffets, repletos de itens pouco ecológicos, produzidos e transportados com significativo impacto ambiental. A quantidade de comida que sobra também é outro ponto preocupante. Toda ela jogada fora, por questões de normas sanitárias, que impedem a doação de alimentos já preparados e sem prazo de validade definido.

Já é tempo de garantir que os pequenos gestos estejam coerentes com os objetivos maiores visados. O ritmo das atividades humanas não para, nem diminui. Assim, é preciso mudar as práticas do dia a dia. O planeta precisa de um alívio, aqui e agora.

Pense nisto ao planejar as festas de fim de ano. Vamos evitar que nossa alegria e celebração agravem os problemas atuais.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: