Skip to content

Desenvolvimento sustentável fará parte do currículo brasileiro

25/01/2015

10 julho 2012 às 7:30

Há muitos anos se discute se Educação Ambiental e Sustentabilidade deveriam ou não integrar o currículo de ensino no Brasil. Ter uma disciplina específica para isto gera polêmica, já que são temas transversais, presentes em todas as questões científicas e sociais. Contudo, ter um momento de reflexão, voltado para perceber e entender a ligação de cada ação humana com toda a teia da vida é essencial para construir as novas atitudes necessárias para escaparmos de um colapso ambiental, não é mesmo?

Assim, a partir do ano que vem, a sustentabilidade será incluída no currículo acadêmico de todas as universidades brasileiras. Esse foi um dos compromissos voluntários anunciados pelo Brasil, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20.

De acordo com o conselheiro do Conselho Nacional de Educação e pró-reitor da Fundação Getulio Vargas, Antônio Freitas Jr., a ideia é que, no futuro, a disciplina seja incorporada também da pré-escola ao ensino médio. “Não faz sentido ensinar finanças sem ensinar ética ou meio ambiente. Educação superior é o começo, mas tem que ser em todas [as séries]. Incentivo a todos que façam ações”, disse Freitas Jr.

“A sustentabilidade permeia todas as áreas, os enfoques é que são diferentes. Por exemplo, foi descoberto que o gás que sai do motor a diesel causa câncer. Então, um engenheiro mecânico tem que saber muito mais sobre esse assunto.”, comentou o conselheiro.

A decisão já foi publicada no Diário Oficial da União.

Com informações da Agência Brasil

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: