Skip to content

Crianças geram eletricidade para escola, em Gana, ao brincar

25/01/2015

7 dezembro 2013 às 16:30

Criança adora pular, brincar e correr. Ficar quieta só quando obrigada ou doente não é? E se toda esta energia pudesse ser aproveitada? Foi esta ideia que teve o casal Markhan, ao realizar um trabalho voluntário em Gana, país da costa Oeste da África.

Com uma população de 25,5 milhões de pessoas e um território de quase 240 mil km2, esta nação ainda não conta com energia elétrica em larga escala. Poucos podem pagar por ela. Mesmo assim, é comum ouvir as crianças de suas vilas dizendo que se tornarão médicas, enfermeiras, advogadas, policiais etc. quando crescerem.

Pensando em aumentar as chances destes pequenos alcançarem seus sonhos, Ben Markham, ex-vice-presidente de Engenharia e Pesquisa da ExxonMobil, petrolífera multinacional de origem norte-americana, buscou a parceria da Brigham Young University, de Utah (EUA) com uma ideia inovadora.

Ao se aposentar, Ben foi com sua esposa Julie realizar 18 meses de serviço voluntário em Gana. Ali, notaram que faltavam equipamentos de lazer para as crianças, nos espaços públicos. Juntaram isto com a carência de melhor infra-estrutura e iluminação, em um país que tem noites que duram 12 horas, por estar muito próximo da linha do equador. Logo, Ben desenhou um conceito de playgrounds capazes de gerar energia elétrica.

A parceria com a universidade permitiu tirá-la do papel e assim nasceu o primeiro gira-gira que funciona como uma turbina para gerar energia:

Quanto mais as crianças brincam, mais energia fica disponível para o uso de televisores, computadores, rádios, lâmpadas e lanternas, que auxiliam os jovens estudantes a fazer a lição de casa. Desta forma, também se garante um equilíbrio entre as horas sentados estudando e as brincando e se exercitando.

Este trabalho levou à criação da organização sem fins lucrativos Empower Playgrounds que se dedica a instalar estes parquinhos em escolas daquela nação africana.

Saiba mais em: http://emplay.squarespace.com/

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: