Skip to content

Corredor ecológico religa matas no Vale Paraíba

25/01/2015

21 setembro 2012 às 9:00

Plantar árvores recompõe florestas? Pode parecer que sim. Mas não é tão simples. As matas são conjuntos vivos, com características próprias em cada região. Para recompor uma mata perdida é preciso, antes, conhecer suas espécies nativas, a distância entre elas, o equilíbrio entre o número de exemplares e um tanto de outros fatores. Além disto, um fragmento de floresta, sozinho, não se recompõe por completo. Pena para manter sua biodiversidade.

Atentos a esta realidade e olhando para as margens desmatadas do rio Paraíba do Sul, um grupo de pessoas se juntou em torno de um projeto audacioso: restaurar 150 mil hectares da Mata Atlântica, conectando áreas florestais isoladas na porção paulista do rio. A visão de futuro é criar uma alternativa para os animais poderem se deslocar de áreas preservadas da Serra da Mantiqueira para reservas na Serra do Mar, aumentando as chances de sobrevivência e de procriação sadia.

Batizada de Corredor Ecológico do Vale do Paraíba, a iniciativa quer fazer mais. Sua meta de reconectar áreas florestais nos próximos 10 anos é planejada para acontecer em conjunto com programas de fortalecimento social, econômico, cultural e educacional dos habitantes do Vale. Buscando este ‘caminho de muitas mãos’, as atividades do projeto Corredor Ecológico do Vale do Paraíba contam com o apoio de parceiros pessoas físicas, da iniciativa privada e do terceiro setor.

Quem quiser saber mais, pode acessar o site: http://www.corredorecologico.org.br/

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: